Por Anna Cléa Maduro
Uma iniciativa organizada pelas Secretarias de Educação e Cultura despertou a curiosidade dos alunos da rede pública de ensino do DF para o universo da produção audiovisual. O 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília premiou 16 curta-metragem elaborados por estudantes do DF durante o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília.
Ao todo foram 103 produções inscritas, durante os meses de maio e agosto, por jovens do Ensino Fundamental e Médio. Além do prêmio de melhor filme para ambos os níveis de ensino, outras sete categorias agraciaram os participantes: montagem, fotografia, roteiro, direção, ator, atriz e melhor abordagem do tema escolhido para a edição, “Água e Saúde”.
Durante a cerimônia, a coordenadora do festival, Maria do Carmo Alvarenga, falou sobre a importância do evento. “Nosso objetivo é incentivar a produção audiovisual nos jovens das escolas públicas”. Ela agradeceu aos gestores e professores da Secretaria de Educação, aos apoiadores e destacou a contribuição do deputado Prof. Reginaldo Veras na realização da iniciativa, bem como o incentivo dado ao Canal E.
Para o Prof. Reginaldo Veras, “projetos como esse despertam a curiosidade dos alunos no âmbito do cinema e podem identificar talentos dentro da própria sala de aula, futuros cineastas”, ressaltou. As categorias de melhor filme ficaram com os alunos do Ensino Fundamental do Riacho Fundo II com o curta Experiência Terra; e do Ensino Médio com a produção Silêncio.
Os vencedores utilizaram celular e/ou câmera fotográfica para a realização dos projetos, desde que apresentassem boa qualidade de imagem e som. Os projetos foram orientados por professores da SEE-DF.