A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) aprovou proposta que permite a reeleição de diretores, vice-diretores e membros dos conselhos escolares de escolas públicas. O PL nº 1.255/2016, aprovado na manhã desta quarta-feira (14), altera a Lei nº 4.751/2012, que trata da gestão democrática do sistema de ensino público do DF. A alteração, se aprovada nos próximos dias em plenário, já pode valer para o processo eleitoral deste ano.
A falta de candidatos interessados em disputar os cargos foi um dos argumentos do relator da matéria, deputado Professor Reginaldo Veras (PDT). “Teremos um processo eleitoral em que cerca de 60% das escolas não terão um único candidato sequer”, disse. Isso, segundo o distrital, poderia abrir a possibilidade da volta das indicações em vez da eleição democrática.
O deputado Wasny de Roure (PT) justificou seu voto favorável diante do “difícil cenário”, embora ciente da possibilidade de uma posição contrária do Sindicato dos Professores (Sinpro). Na mesma linha, a deputada Luzia de Paula (PSB) argumentou que, se a alteração não for feita, o processo “ficará engessado”.
Franci Moraes – Coordenadoria de Comunicação Social