Por Anna Cléa Maduro
O Poder Executivo encaminhou à Câmara Legislativa, nas últimas semanas, um Projeto de Lei que prevê o remanejamento de R$ 30 milhões para a Terracap iniciar as obras de infraestrutura e saneamento nos condomínios do Bernardo Sayão. O PL foi aprovado por unanimidade na CLDF e, segundo o deputado Prof. Reginaldo Veras, distrital que vem acompanhando de perto as demandas dos moradores, “o primeiro grande passo foi dado”.
Veras já realizou duas reuniões públicas entre os meses de junho e novembro reunindo mais de 200 moradores em cada encontro. Técnicos da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e da Geológica Consultoria Ambiental, sobretudo o Diretor Técnico da Terracap, Carlos Antônio Leal, vêm oferecendo todo o suporte aos cidadãos que residem no Setor Bernardo Sayão.
Valor dos Lotes – Segundo Leal, os valores relativos aos lotes estão sendo analisados a partir de estudos e essa fase ainda é prematura. “Precisamos verificar o valor do lote, deduzir as melhorias feitas pelos moradores e acrescentar a infraestrutura pública ao valor total”, explicou o Diretor Técnico.
A Terracap irá utilizar os mesmos critérios já empregados em condomínios que estão em processo de regularização como, por exemplo, em Vicente Pires. A venda será direta e os proprietários terão prazo máximo de 240 meses para efetuar o pagamento. Os lotes ocupados após a elaboração do mapa da região, em 2015, não poderão participar da venda direta, somente do processo de licitação.