Hoje, dia 27 de março, comemora-se o aniversário de uma das Regiões Administrativas mais conhecidas e populosas do Distrito Federal: Ceilândia. Com 49 anos, a cidade continua sendo um ponto de convergência e difusão da cultura nordestina. É impossível ir à Cei, como é carinhosamente chamada, e não dar uma passadinha na feira para comer um delicioso sarapatel.
Reginaldo Veras, professor e deputado distrital, é um filho de Ceilândia – como ele mesmo costuma dizer. O parlamentar morou 32 anos na região e até hoje mantém um vínculo forte com a cidade, afinal, seus pais, irmãos e amigos são moradores de lá. Sem contar que Veras é um amante da gastronomia local e nunca deixou de frequentar os restaurantes e os barzinhos do Setor P Norte ao Setor P Sul.
Infraestrutura: Ao assumir o seu primeiro mandato, em 2015, o distrital se comprometeu a lutar por Ceilândia, não só no âmbito educacional, como também ajudar a melhorar a infraestrutura da região. Em quatro anos e meio, Veras enviou emendas parlamentares para a revitalização da Praça Ferrock e da Praça 501 do Sol Nascente; destinou recursos em prol da instalação de postes de iluminação na quadra poliesportiva da QNP 15; além de contribuir com a realização da Festa São João do Cerrado. Foram mais de R$ 18,5 milhões destinados para a região.
Educação: Veras é professor da Secretaria de Educação há mais de 28 anos e, por isso, assumiu a bandeira da educação pública na Câmara Legislativa. Ele foi um dos pioneiros no envio de emendas parlamentares ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) e, só para a Ceilândia, já destinou mais de R$ 7 milhões de reais para as escolas públicas. “Esse é o melhor presente que a gente pode oferecer para a cidade”, garante Reginaldo.
Centenas de parquinhos, cantinas e salas de leitura foram construídos ou revitalizados. Além disso, diversas unidades de ensino tiveram seus pisos reformados, bem como algumas instituições tiveram suas quadras poliesportivas cobertas com recursos enviados pelo deputado.
Por: Anna Cléa Maduro