Por Anna Cléa Maduro
Os Centros de Ensino Especiais tomaram conta do Sesc Ceilândia na manhã de hoje (3). Com muita alegria e animação, as sete escolas (CEE 1 e CEE 2 de Ceilândia, CENEBRAZ, CEE 1 de Samambaia, CEE 1 do Guará, CEE 1 de Taguatinga e CEE 1 de Brasília) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes (APAED) participaram da solenidade de abertura da 14ª edição do Festival Recreativo Especial de Ceilândia (FREC).
O evento é uma tradição entre as escolas especiais e promove atividades lúdicas e esportivas adaptadas às potencialidades dos alunos e professores. Márcia Serafim, professora do Centro de Ensino Especial 2 e coordenadora do FREC, agradeceu a presença dos alunos, professores e pais e lembrou que o Festival é motivo de muita alegria para todos.
“Anualmente nos organizamos e trabalhamos para realizar esse festival. Ele é um momento de festa em que relembramos a importância de respeitar as diferenças. É por isso que escolhemos a frase ‘Somos diferentes dentro das nossas diferenças’ como tema da 14ª edição, comemorou Márcia.
Defensor da manutenção dos Centros de Ensino Especiais, o deputado Prof. Reginaldo Veras prestigia o evento há anos e afirma que os CEEs são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, dos jovens e dos adultos com deficiência. “Como professor, acredito no potencial transformador da Educação e sei da importância dessas instituições especiais para a formação dos alunos. Os professores e diretores fazem um trabalho fantástico de inclusão e socialização dos estudantes respeitando suas dificuldades e reforçando suas habilidades”, destacou Veras.
Além do desfile das equipes, a abertura contou com apresentações artísticas de todas as escolas. Ao final os alunos assistiram o o acendimento da pira olímpica. A tocha passou pelas mãos de oito alunos, que representaram as instituições participantes do FREC. O evento continua amanhã (4) com atividades na Universidade Católica de Brasília (UCB). Confira mais fotos da abertura clicando aqui.