Início / Notícias / Destaques / Inscrições abertas: iniciativas transformadoras de estudantes podem ser inscritas no prêmio Desafio Criativos da Escola
Foto: Divulgação

Inscrições abertas: iniciativas transformadoras de estudantes podem ser inscritas no prêmio Desafio Criativos da Escola


Pela primeira vez, premiação levará grupos selecionados para a Itália, rumo à vivência internacional com intercâmbio com jovens de outros 70 países

Estudantes e educadores de todo o Brasil, preparem-se! Começam hoje (13), as inscrições para a premiação “Desafio Criativos da Escola 2019”, iniciativa realizada pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana. Para comemorar a 5ª edição do Desafio, a premiação acontecerá esse ano, pela primeira vez, em um destino internacional: estudantes e professores premiados embarcarão, no segundo semestre, para Roma, na Itália, junto com a equipe do Criativos.

Crianças e jovens, alunos do ensino fundamental ou médio, já podem inscrever seus projetos que promovam histórias de mudanças e proponham soluções para questões que afetem suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram. As inscrições podem ser feitas no site do Criativos da Escola até o dia 30 de junho.

Este ano, o Desafio reconhecerá as sete iniciativas que mais se destacarem por ações marcadas pelo protagonismo, empatia, trabalho em equipe, criatividade e potencial de transformação social. Na capital Roma, o grupo de três estudantes e um educador de cada projeto selecionado viverá imersão em escolas locais com estudantes italianos que participam do DFC, participará de uma caminhada em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estará em evento realizado com o Papa Francisco.

“Desde a primeira edição do Desafio, já recebemos mais de 4500 projetos de todos os estados brasileiros, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. É um movimento que cresce e que, mesmo em contextos adversos, mostra a potência de crianças e jovens cobrando melhorias, evidenciando problemas estruturais e colocando em prática ações transformadoras. Convidamos estudantes e educadores a participarem do Desafio que, neste ano, proporcionará uma experiência inesquecível de intercâmbio com estudantes de realidades ainda mais diversas”, destaca Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Já os jovens alunos contam com o jogo de cartas A Missão, um baralho transformador que tem como propósito estimulá-los, de maneira autônoma, a ultrapassar desafios para concretizarem suas iniciativas. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa Lu de Lupa, por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.

Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Fonte: Instituto Alana

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Foto: Ísis Dantas

Pela criação de uma escola parque em Taguatinga

Compartilhar via WhatsApp Em reunião com o governador Ibaneis Rocha, o deputado Prof. Reginaldo Veras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade