O diálogo com os setores que compõem a rica cultura do DF será uma das bandeiras de Reginaldo Veras ao longo de sua atuação parlamentar. O deputado, que é professor e preside a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), quer estreitar os laços com artistas e produtores da cidade e fazer com que a relação entre eles e a Casa seja mais próxima e produtiva.
Prova disso é que o próprio deputado convidou o Fórum e o Conselho de Cultura do DF para uma conversa. O encontro aconteceu na manhã de hoje (9), no gabinete do parlamentar, e teve como intuito discutir os problemas e as dificuldades que afligem a classe artística e cultural do DF.
Na ocasião, os representantes do Fórum e do Conselho de Cultura solicitaram a Reginaldo Veras que trabalhe para que o Legislativo consiga, através de legislação, criar mecanismos para desburocratizar o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e assegure que seja aplicado um percentual específico exclusivamente para o fomento da cultura nas cidades. Eles também informaram o parlamentar que há dois anos os recursos provenientes do FAC não são liberados.
Veras disse aos presentes que estudará com sua assessoria jurídica a possibilidade de fazer emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), semelhante a feita para o Fundo da Criança. A intenção é fazer a blindagem dos valores para que eles não tenham outra destinação que não o fomento à cultura.
“Precisamos buscar maior eficiência na alocação dos recursos e o incremento das ações públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento cultural. Para isso, uma das primeiras ações é assegurar maior transparência na alocação e gestão dos recursos destinados à cultura; promover a universalização do acesso aos recursos do Fundo (hoje a grande maioria são destinados a projetos do Plano Piloto) e finalmente a trabalhar, junto a Secretaria, para que seja criado o sistema distrital de cultura”, afirmou.
Ao longo do primeiro semestre, Reginaldo Veras, através da CESC, realizará diversas audiências públicas com o objetivo de agregar contribuições e, assim, fortalecer a Cultura do Distrito Federal.
Um novo encontro com o grupo ficou pré-agendado e contará com a presença do Fórum e do Conselho de Cultura.
Ísis Dantas (Assessoria de Imprensa)