Dia do Geógrafo é homenageado na CLDF

DivulgaçãoNa próxima sexta-feira (29), data em que se comemora o Dia do Geógrafo e o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Câmara Legislativa, por iniciativa do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), realizará sessão solene em homenagem aos Geógrafos. O evento acontecerá às 10h, no plenário da Casa.

A profissão de Geógrafo é regulamentada pela Lei nº 6.664/1979, pelo Decreto nº 785.138/80, pela Lei nº 7.399/85 e pelo Decreto nº 92.290/86. Esse profissional atua nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente, desenvolvimento, qualidade de vida, ensino, políticas públicas, impactos ambientais, recuperação de áreas degradadas, cartografia, geoprocessamento, gestão ambiental, análise de riscos, pesquisa de mercado, saúde e bem-estar, projetos sociais, entre outros.

Inúmeros pensadores se destacaram ao longo do pensamento geográfico, no Brasil alguns merecem destaque como Josué de Castro, Antonio Christofoletti, Milton Santos, dentre outros.

Para Reginaldo Veras, o Geografo é o cientista chamado de ‘cientista síntese” que domina diversas áreas de conhecimento, o que para a sociedade contemporânea é muito importante.

“O profissional atua na área de planejamento, planejamento estratégico, na administração tanto do espaço urbano como do espaço rural, mas nos últimos tempos por falta de organização, por desarticulação dos próprios profissionais temos perdido esse espaço para outros profissionais como engenheiros ambientais, engenheiros florestais, arquitetos e urbanistas. Está na hora da classe se organizar, principalmente para recuperar seu espaço no mercado de trabalho e a importância da ciência para a construção tanto de um meio ambiente como de um espaço urbano adequado”, afirma o parlamentar, que é Geógrafo por formação.

Segundo Mara Moscoso, Geógrafa que atua na Secretaria de Meio Ambiente do DF, no Dia do Geógrafo é importante destacar o amadurecimento da profissão ao longo dos anos.

“A partir dos anos 1990 profissionais vêm atuando de forma significativa na área de meio ambiente, na gestão e planejamento e, atualmente, na busca de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

Foram convidados para prestigiar a solenidade, o geógrafo e professor emérito da Universidade de Brasília, Sr. Aldo Paviani; o geógrafo e professor da Universidade de Brasília, Rafael Sanzio; representantes do Ibama, do Instituto Histórico e Geográfico, da Codeplan e de algumas faculdades do DF.

Moção– Na ocasião o parlamentar agraciará com uma moção de louvor o geógrafo e professor emérito da Universidade de Brasília, Sr. Aldo Paviani, pelos relevantes serviços prestados à comunidade universitária, em especial à Universidade de Brasília, e ao seu reconhecido trabalho no planejamento urbano do Distrito Federal.

Serviço:
Sessão Solene em homenagem ao Dia do Geógrafo
Data: 29 de maio de 2015
Horário: 10h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do DF

Ísis Dantas (Assessoria de Imprensa)

Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade