Por Anna Cléa Maduro
Hoje (30) o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) homenageou dezenas de alunos-atletas que orgulharam o Distrito Federal durante o maior evento estudantil esportivo do país, os Jogos Escolares da Juventude. Os estudantes de 12 a 14 anos, oriundos de escolas públicas e particulares, disputaram os jogos na cidade de Curitiba, no mês de setembro deste ano, nas modalidades ginástica rítmica, judô, natação, atletismo, handebol, futsal e basquete.
O deputado e proponente da Sessão Solene, que também é formado em Educação Física, contou sua trajetória no atletismo e destacou a importância de reconhecer o trabalho dos jovens, treinadores e pais por meio da solenidade. “O esporte contribui para a formação cidadã do indivíduo. Tenho certeza que levarão grandes ensinamentos para a vida de vocês, mesmo que não construam uma carreira no esporte”, frisou o Prof. Reginaldo Veras.
A estudante e judoca Giovana Louise Marques conquistou duas medalhas de prata no campeonato e aproveitou a oportunidade para falar do papel dos treinadores e da família para o bom desempenho dos atletas. Ela lembrou que o apoio contribui para a preparação e é fundamental no momento da competição. “Agradecemos a todos, sobretudo aos professores e pais que tanto nos ajudam. Nós nos dedicamos muito, tanto no esporte como nos estudos para representar bem o DF”, garantiu.
O gerente de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação, Luís Maurício Montenegro, agradeceu a iniciativa do parlamentar e da equipe, afinal, segundo ele, “os participantes merecem essa solenidade por terem representado tão bem o Distrito Federal. Eles verdadeiramente honraram a equipe durante os Jogos Escolares da Juventude”.
“O DF alcançou 20 medalhas, sendo 5 de ouro, 7 de prata e 8 de bronze. Para nós é um resultado expressivo na história do esporte distrital. Apesar do bom desempenho, o mais importante é a experiência adquirida e a oportunidade que esses jovens tiveram”, disse o representante da SEE-DF, Luís.
A diretora de Serviços e Projetos Especiais de Ensino, Paula Ziller, falou da falta de investimento e de políticas públicas efetivas no contexto brasileiro. “Nós temos muitas dificuldades hoje, contudo, contamos com grandes gestores e professores que se dedicam e se desdobram para que o esporte local seja reconhecido”, afirmou.
Vitória da escola pública – Andréia Ferreira, diretora do CEF 17 de Taguatinga, comemorou as 3 medalhas de prata conquistadas pela escola e ficou emocionada ao falar das dificuldades que muitos alunos-atletas da escola enfrentam. “A vitória dos meus alunos tem um sabor diferente. Nós não temos a estrutura que muitas escolas particulares possuem, mas nós temos uma garra incrível. Eu sei a batalha dos pais que, por várias vezes, não têm dinheiro para custear as despesas das competições”, explicou.
Os medalhistas receberam Moções de Louvor pela “participação, disciplina e garra durante os Jogos Escolares da Juventude”. Os documentos oficiais, concedidas pela Câmara Legislativa, foram aprovados em plenário pelos parlamentares.
Acesse a galeria de fotos aqui e assista a Sessão Solene na íntegra: