Transcrição
Sessão Ordinária de 14 de junho de 2016
Veras faz críticas a facilidade para o acesso a armas de fogo e a projeto que inclui o tema Valores de Ordem Familiar nos currículos da rede pública de ensino fundamental e médio do DF
DEPUTADO PROF. REGINALDO VERAS (PDT) – Sr. Presidente, quero reforçar o que disse o Deputado Ricardo Vale e o Deputado Chico Leite e convocar todos para uma reflexão, não na questão específica do ódio homofóbico que se sucedeu nos Estados Unidos, mas na facilidade de acesso a armas. Aqui no Brasil, os fragas e os bolsonaros da vida acham que entregar arma na mão da população é uma solução. O Deputado Wellington Luiz está ali, S.Exa. é policial de longa data e sabe que armas geram insegurança, e não segurança. Fica a reflexão e a crítica aos fragas e bolsonaros da vida.
Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 137, de 2015, de autoria da Deputada Sandra Faraj, que “dispõe sobre a inclusão do tema Valores de Ordem Familiar como Conteúdo Transversal nos currículos da rede pública de ensino fundamental e médio do Distrito Federal”.
Em discussão. (Pausa.)
DEPUTADO PROF. REGINALDO VERAS (PDT. Para discutir.) – Sra. Presidente, quero ressaltar que é claro que a questão familiar é muito importante, mas temos outros dois detalhes. O texto trata de valores de ordem familiar. Sabemos que há um debate nacional. Entendo a luta da Deputada Sandra Faraj pelo tema, mas todo o País e o mundo passam por um debate sobre conceito de família. O que é o valor da ordem familiar? Talvez o valor de x não seja o valor de y. Então, é um tema um pouco, digamos, delicado para debatermos, e deixo claro que, se analisarmos os temas transversais da educação brasileira – quero deixar claro para a Deputada Sandra Faraj, autora do projeto –, este tema está ali inserido, como temas relacionados aos direitos humanos. Entendo que S.Exa. quer especificar, mas ele já está inserido na educação brasileira como tema transversal, assim como meio ambiente e a questão do respeito à vida. Já são temas inseridos.