Quem vê Brasília nos noticiários, seja por sediar os três poderes do país ou por sua arquitetura majestosa, não imagina que o território do Distrito Federal é composto por 70% de área rural. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), o setor emprega cerca de 30 mil pessoas diretamente. O Valor Bruto da Produção (VBP) do DF gira em torno de R$ 2,5 bilhões.
Apesar disso, existem regiões como o Núcleo Rural Monjolo que há décadas espera pela regularização fundiária de sua área, o que acaba por inviabilizar que a população local tenha acesso a serviços básicos como fornecimento de água, energia elétrica e internet, além de possibilidades de acesso a linhas crédito que possibilitem os produtores a investirem na agricultura familiar. Atento a essa situação, o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) propôs a realização de uma audiência pública para discutir com a comunidade e os órgãos competentes a situação da regularização fundiária no Núcleo Rural Monjolo, no Recanto das Emas.
Segundo o parlamentar, “durante décadas pessoas foram sendo assentadas na região do Núcleo Rural Monjolo, há um histórico, mas não nos interessa quem veio antes ou depois e sim que os órgãos competentes, principalmente a Terracap, consiga dar um norte para todos nós”.
“Nosso objetivo é que os órgãos atuem para que vocês fiquem aqui, que a região seja regularizada, que vocês permaneçam aqui com dignidade e acima de tudo com segurança”, disse. “O parlamentar lembrou que a audiência não resolverá a questão imediatamente, mas que se trata de um primeiro passo para que se possa regularizar a região”, completou.
Na ocasião, a Coordenadora Executiva de Terras Rurais da Terracap, a sra. Fabiana Di Lúcia Peixoto, informou como está o processo na Companhia Imobiliária de Brasília e se colocou à disposição dos moradores para esclarecer questões pontuais de cada caso.
Participaram da audiência o ex-deputado distrital, o sr. Wasny de Roure; o representante da Administração do Recanto da Emas, sr. Wanderley Eris de Deus; a líder comunitária do Núcleo Rural Monjolo, a sra. Edleuza Bernardes de Freitas, além de moradores da região.
Clique no vídeo para assistir a íntegra da audiência pública
Fotos: Ísis Dantas