Em 2015, após receber representantes do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) em seu gabinete, o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) propôs uma lei (5744/2016) para garantir a inserção de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública distrital.
A ideia, que partiu da categoria, visava a redução do risco de doenças bucais graves nos ambientes hospitalares. Afinal, muitas vezes, a falta de um especialista em odontologia nas UTIs, por exemplo, faz com que alguns pacientes sejam diagnosticados incorretamente ou não recebam o tratamento adequado – o que impede a melhora do quadro clínico do indivíduo internado.
Segundo o autor da lei, sancionada em 2016, ele desconhecia o papel dos profissionais dentro dos hospitais, contudo, “o Dr. Samir, ex-presidente do CRO-DF, junto aos dentistas que acompanharam a construção do projeto de lei, tiveram a preocupação de nos apresentar os argumentos e a relevância dessa medida para a população assistida nas unidades de saúde”, frisou o Prof. Reginaldo Veras.
Na entrevista para o portal O Panorama, no quadro Odontologia Para Todos, Veras contou um pouco mais sobre o processo de construção dessa lei, além de falar sobre a sua atuação enquanto deputado e enquanto professor. Assista o bate-papo na íntegra: